Transtorno do Pânico

O que é, de fato, o pânico?

O Transtorno do Pânico é uma condição de saúde mental caracterizada por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. Esses episódios, também chamados de Ataque de Pânico, podem ocorrer de forma inesperada e sem uma causa aparente, levando a uma sensação avassaladora de terror.

Durante um ataque de pânico, uma pessoa pode experimentar sintomas como palpitações cardíacas aceleradas, sudorese, tremores, falta de ar, sensação de asfixia, tontura, náusea, formigamento ou dormência nas mãos ou pés, sensação de desprendimento da realidade, medo de morrer ou de perder o controle.

Esses sintomas podem ser tão intensos que algumas pessoas podem acreditar que estão tendo um ataque cardíaco ou morrendo, o que pode aumentar ainda mais o medo e a ansiedade. Os ataques de pânico podem durar de alguns minutos a cerca de uma hora e geralmente diminuem gradualmente por si mesmos.

Além dos ataques de pânico, a pessoa com Transtorno do Pânico pode viver com uma preocupação constante de ter outro ataque, o que pode levá-la a procurar evitar situações que possam desencadear os sintomas. Em consequência disso, teremos limitações significativas na vida diária que interferem nas suas atividades sociais, profissionais e pessoais.

O tratamento geralmente envolve uma combinação de terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação e técnicas de relaxamento. A TCC ajuda a pessoa a entender e desafiar os pensamentos distorcidos que podem desencadear os ataques de pânico, além de ensinar habilidades de enfrentamento para lidar com os sintomas. Os medicamentos, como os antidepressivos ou os ansiolíticos, podem ser prescritos para ajudar a reduzir a frequência e a intensidade dos ataques de pânico.

Tunai Galvão

Psiquiatra

Olá! Meu nome é Tunai Galvão e sou médico psiquiatra. Acredito firmemente que a saúde mental é vital para o bem-estar. Com mais de 5 anos de experiência, atendo de forma presencial e também online. Valorizo a singularidade de cada jornada de cura, buscando proporcionar orientação especializada e empática.